Lidiane Leite acredita que o professor da primeira infância tem um papel crucial no desenvolvimento cerebral da criança e corrobora a frase do Stanislas Dehaene, “a neurociência deve ir para a sala de aula”.
Desta maneira, Lidiane vai nas escolas levantar dados e planejar intervenções de acordo com as dificuldades encontradas para melhorar o processo de aprendizagem e de alfabetização com bases na neurociência e da psicomotricidade.
A criança para ser alfabetizada precisa ter desenvolvido uma maturidade neuropsicomotora adequada para conseguir escrever, ler e até fazer cálculos.
Como é feito a avaliação e a intervenção na instituição ?
1* Parte: Identificar problemas de aprendizagem e também identificar se as atividades e brincadeiras são apropriadas para cada faixa etária, através de escalas, questionários e entrevistas com os funcionários.
2* Parte: Corrigir e analisar os dados. Elaboração de um plano de ação que esteja de acordo com os valores, princípios e metodologia da instituição.
3* Parte: Organizar formação e capacitação para os funcionários que atuam na escola.
4* Parte: Verificação se os objetivos foram alcançados e se há a necessidade de um novo plano de ação.
Observação: Devido a pandemia a clínica está fechada e esse serviço está suspenso.