Lidiane Leite acredita que o professor da primeira infância desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cerebral da criança e corrobora a afirmação de Stanislas Dehaene: “a neurociência deve ir para a sala de aula”.
Dessa forma, Lidiane realiza atendimentos em instituições de ensino com o objetivo de levantar dados, analisar práticas pedagógicas e planejar intervenções de acordo com as dificuldades identificadas, visando à melhoria do processo de aprendizagem e alfabetização, com base na neurociência e na psicomotricidade.
Para que a criança seja alfabetizada, é necessário que tenha desenvolvido uma maturidade neuropsicomotora adequada, possibilitando a aquisição das habilidades de escrita, leitura e cálculo.
Como é realizada a avaliação e a intervenção na instituição?
1ª etapa – Levantamento de dados
Identificação das dificuldades de aprendizagem e análise da adequação das atividades e brincadeiras às diferentes faixas etárias, por meio de escalas, questionários e entrevistas com os profissionais da escola.
2ª etapa – Análise e planejamento
Correção e análise dos dados coletados, seguida da elaboração de um plano de ação, alinhado aos valores, princípios e metodologia da instituição.
3ª etapa – Formação da equipe
Organização de formações e capacitações para os profissionais que atuam na escola.
4ª etapa – Avaliação dos resultados
Verificação do alcance dos objetivos propostos e análise da necessidade de um novo plano de ação.